PENSAARP 2030: ACEDA À GRAVAÇÃO DA SESSÃO DE REFLEXÃO DA APDA

30/07/2020

A APDA integra o Grupo de Trabalho do PENSAARP 2030 - Plano Estratégico para o Setor de Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais para o período de 2021-2030 - do Ministério do Ambiente e da Ação Climática/Secretaria de Estado do Ambiente, tendo organizado, em colaboração com o referido Grupo de Trabalho, uma sessão de reflexão dedicada ao Plano. Assista à gravação da mesma, clicando na imagem abaixo.

O painel de participantes que tratou o tema “Os grandes desafios e a dimensão económica do Setor”, foi composto por Rui Godinho, Presidente do Conselho Diretivo da APDA, Paula Freixial, Coordenadora do Grupo de Trabalho PENSAARP 2030, Jaime Baptista, Coordenador Técnico do Grupo de Trabalho PENSAARP 2030, e J. Henrique Zenha, Vice-Presidente da APDA.

Houve também a participação e intervenção de vários quadros das entidades gestoras associadas à APDA e foram referidas as notas da Associação, que sugerem uma maior moderação de definição dos objetivos, uma maior proteção dos consumidores, nomeadamente e em vários planos, a nível financeiro, e a inclusão de vários objetivos de reforço do setor, como  a reabilitação de infraestruturas e o investimento no tratamento e destino final de lamas.

O grande objetivo desta sessão, como de outras realizadas, é que o Plano possa contar com as perspetivas do maior número possível de entidades e pessoas ligadas ao setor, sendo, por isso, a mensagem muito clara: todas as opiniões, sugestões e até críticas são bem-vindas para enriquecer o PENSAARP 2030. A APDA fica disponível para veicular opiniões e sugestões para o Grupo de Trabalho correspondente.

Está previsto que esteja completada uma versão inicial do PENSAARP 2030 até ao próximo dia 31 de outubro, sendo que estará em consulta pública até ao final de 2020. A aprovação do Plano deverá ocorrer, após consulta pública, até 30 de junho de 2021.