DISPONÍVEL SESSÃO GRAVADA DO WEBINAR “SARS-COV-2 NOS SISTEMAS DE SANEAMENTO”

29/07/2020

O webinar “SARS-CoV-2 nos Sistemas de Saneamento” superou as expetativas, não só relativamente ao número de inscrições (mais de 300), como também à participação a nível das questões colocadas. O resultado positivo demonstrou que o tema tratado é da maior relevância para as Entidades Gestoras. Assista à sessão gravada do evento, realizado pela Comissão Especializada de Águas Residuais (CEAR) da APDA, clicando na imagem abaixo.

Rui Godinho, Presidente do Conselho Diretivo da APDA, deu início à sessão, em Português e em Inglês em virtude da convidada Bilge Kocamemi, Professora na Marmara University, em Istambul, Turquia, realçando a oportunidade e o momento da realização do webinar.

Pedro Béraud e Sónia Pinto, respetivamente Coordenador e Vice-Coordenadora da CEAR, apresentaram o folheto informativo “Síndrome respiratória aguda grave - coronavírus 2, nos sistemas de saneamento e lamas de ETAR”, tendo clarificado a não transmissibilidade do vírus na forma ativa nas águas residuais e lamas, com base nos dados científicos existentes até ao momento. De destacar que o folheto em questão foi preparado pela CEAR e publicado nas línguas portuguesa e inglesa.

Seguiram-se as apresentações de Nuno Brôco, Administrador da AdP Serviços, bem como da Professora Bilge Kocamemi, sobre, respetivamente, projetos de deteção do vírus em águas residuais em Portugal - designadamente o COVIDETECT - e na Turquia. Ambos disponibilizaram a mais recente informação sobre esta matéria e motivaram um elevado número de questões, que foram prontamente respondidas.

A perspetiva e atuação de algumas Entidades Gestoras no contexto de pandemia também foram partilhadas, nomeadamente: Águas de Santarém, por Paulo Machado, Diretor de Operações; AQUAPOR Serviços, por Vânia Jesus, Gestora de Projeto; e Águas do Centro Litoral, por Joana Vieira, Diretora de Operações. Aqui foram explanadas as ações desenvolvidas até ao momento, bem como as que se encontram em preparação para o futuro, revelando diferentes abordagens para um problema comum e que a todos interessa.

O webinar “SARS-CoV-2 nos Sistemas de Saneamento” decorreu no âmbito das “Conversas com Tema - O Setor da Água em Movimento” que a APDA se encontra a desenvolver desde junho de 2020.