ÁGUAS DO NORTE EM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO GLOMICAVE

01/09/2020

Convidada pela Universidade do Minho, a Águas do Norte vai colaborar no "GLOMICAVE - GLOBAL OMIC DATA INTEGRATION ON ANIMAL, VEGETAL AND ENVIRONMENT SECTORS", um projeto de investigação que pretende aumentar o conhecimento na área da metagenómica (sequenciação de genomas em comunidades microbianas) em sistemas de tratamento de águas.

Com a participação de 14 entidades de cinco nacionalidades, o projeto quer correlacionar amostras biológicas (tanque de lamas ativadas e digestores anaeróbios) e dados operatórios (remoção de fósforo e outros dados operacionais e produções de biogás e qualidade das lamas) com os metagenomas a sequenciar ou já sequenciados, sendo esta abordagem uma nova estratégia para compreender a microbiológia de sistemas microbianos complexos.

Está igualmente previsto que a investigação origine uma plataforma inteligente de análise de dados, por forma a auxiliar os especialistas a identificar os diferentes domínios onde os resultados possam ser aplicáveis.

A participação da Águas do Norte neste projeto, financiado a 100%, surge no âmbito da candidatura BIOTEC 07 do Programa H2020 - Research and Innovation Action (RIA).