ÁGUAS DO RIBATEJO SUBSTITUI CONDUTAS EM SALVATERRA DE MAGOS E FOROS

02/09/2020

Com o intuito de reforçar a fiabilidade, segurança e qualidade do abastecimento de água a centenas de famílias e empresas, a Águas do Ribatejo vai substituir as condutas antigas e vulneráveis nos Sistemas de Abastecimento de Água de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra. As intervenções envolvem um investimento de 370 mil euros e têm conclusão prevista para o início de 2021.

Em Salvaterra de Magos vai ser feita a substituição de condutas na EN 114-3 (Salvaterra-Foros de Salvaterra), Rua Luís de Camões e Rua do Marquês, contemplando a empreitada a colocação de tubagem em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) com construção de novos nós de ligação e substituição de meia centena de ramais para servir habitações e comércio na zona.

Estão também previstos os trabalhos de interligação das zonas abrangidas pelo reservatório R1 (Vila Magos) e pelo reservatório R2 (Salvaterra de Magos), o alojamento de uma válvula redutora de pressão numa câmara de manobras, bem como a instalação de quatro marcos de incêndio que ficarão disponíveis para utilização dos bombeiros e proteção civil.

A intervenção nos Foros de Salvaterra consiste na substituição das condutas existentes em fibrocimento por condutas em PEAD DN125 na Rua Imaculado Coração de Maria e PEAD DN200 na Rua da Igreja e a substituição dos nós de ligação e dos ramais existentes.

De acordo com Francisco Oliveira, Presidente da Águas do Ribatejo, estas empreitadas integram um plano progressivo de substituição e requalificação das redes de abastecimento que está a ser implementado nos sete concelhos que integram a empresa em articulação com os municípios, de modo a concertar planos de obra e reduzir custos.