WATERAID: MARIA DE LURDES MUTOLA NOMEADA EMBAIXADORA NA ÁFRICA AUSTRAL

02/09/2020

A WaterAid, organização não-governamental com sede em Londres, nomeou a ex-atleta moçambicana Maria de Lurdes Mutola, campeã mundial e olímpica dos 800 metros em atletismo, como embaixadora da marca na África Austral.

De acordo com um comunicado da WaterAid, que atua em 15 países na África e Ásia, a nomeação de Lurdes Mutola vai contribuir para uma maior difusão de mensagens sobre a “necessidade do setor privado, governos e comunidade internacional atribuírem mais recursos para água, saneamento e higiene”.

De destacar que 46% da população moçambicana (cerca de 13 milhões de pessoas) não tem acesso a água potável, sendo que apenas 35% tem acesso a instalações sanitárias condignas. As crianças são as mais afetadas por estes desafios, com mais de 2 500 mortes anuais.

A organização não governamental prevê que o estatuto de "alto nível" da atleta contribua para a mudança de comportamento de várias comunidades em termos de higiene, além de capacitá-las a "exigir o acesso a água e saneamento como um direito humano básico".

Realça-se igualmente o facto de Manuel Alvarinho, ex-Presidente da Entidade Reguladora das Águas de Moçambique e fundador da Aquashare, com quem a APDA mantém um protocolo de cooperação recíproca, ser, atualmente, Membro do Conselho de Administração da WaterAid.