ÁGUAS DO VALE DO TEJO INVESTE NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA A PENAMACOR

03/09/2020

O Sistema de Abastecimento de Água de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, vai ser sujeito a uma empreitada de reabilitação no valor de 2,3 milhões de euros. De acordo com a Águas do Vale do Tejo, o investimento visa otimizar a infraestrutura, tendo um papel significativo na redução de perdas de água.

Os trabalhos consistem na construção de uma conduta de abastecimento de água com uma extensão que ronda os 20 quilómetros, aumentando a fiabilidade e resiliência do subsistema da Meimoa, que abastece o município de Penamacor.

Neste sentido, está também prevista a mudança de material da conduta (de plástico reforçado com fibra de vidro para ferro fundido dúctil ), da classe de pressões (de PN10 para PN40) e a redução dos custos de energia, uma vez que o abastecimento será totalmente gravítico, contribuindo para os objetivos do projeto ZERO do Grupo Águas de Portugal, que pretende tornar as respetivas empresas energeticamente autossustentáveis.

Com um prazo de execução de 730 dias, a empreitada foi adjudicada ao consórcio António Saraiva e Filhos, Lda. / OPUALTE - Construções, SA.