19 SETEMBRO: DIA INTERNACIONAL DE LIMPEZA COSTEIRA

04/09/2020

Para assinalar o Dia Internacional de Limpeza Costeira, que se comemora no dia 19 de setembro, a Fundação Oceano Azul conta com um programa de ações terrestres e subaquáticas, desafiando organizações portuguesas dedicadas ao combate do lixo marinho a juntarem-se às iniciativas.

Pela primeira vez e em parceria com o “Projeto Quando +1 é = -1”, os centros de mergulho nacionais também foram convidados a participar.

As ações, previstas decorrer entre os dias 19 e 27 de setembro de 2020, vão ser levadas a cabo de norte a sul do país e nas regiões autónomas, pretendendo, de acordo com o website da Fundação, “mobilizar de novo a sociedade civil e o público em geral para o problema do lixo marinho e para a necessidade de maior proteção do oceano”.

As organizações que pretendam aderir à iniciativa podem registar as suas ações de limpeza no website da Fundação Oceano Azul, onde também os cidadãos encontram a informação necessária caso queiram participar.

Neste âmbito, foram recolhidas, em 2019, 13 toneladas de lixo marinho em 64 ações de limpeza costeira, as quais envolveram mais de 2300 voluntários e 100 organizações, tendo sido limpos 80 km da costa portuguesa.