WEBINAR “A GESTÃO DE ATIVOS E OS DESAFIOS DESTA DÉCADA”

24/09/2020

Com enfoque nos conceitos, normas, regulação e estado atual das Entidades Gestoras, a APDA, através da respetiva Comissão Especializada de Gestão de Ativos, realiza no dia 1 de outubro às 10h30, o webinar “A Gestão de Ativos e os Desafios desta Década”.

A Gestão de Ativos pode ser definida como a atividade coordenada de uma organização para criar valor com os seus ativos, através do equilibro entre Risco, Custo e Desempenho, ao longo do respetivo ciclo de vida. Na prática, tal significa que a Gestão de Ativos é uma filosofia ou disciplina que, através do acompanhamento de todo o ciclo de vida dos ativos infraestruturais de forma integrada e transversal, cria valor (ou evita custos) ao tomar as melhores decisões relativas aos ativos.

Numa abordagem simplificada, pode dizer-se que este ciclo tem início no planeamento estratégico, seguindo-se uma fase de aquisição/construção e instalação. Após entrada em exploração, a infraestrutura é operada e mantida até à sua reabilitação ou desativação.

Nas últimas décadas, Portugal realizou enormes investimentos na construção de infraestruturas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, tendo sido atingido um elevado patamar de qualidade, tanto ao nível do serviço que é prestado às populações como do grau de cobertura do território. Impõe-se, nesta fase, o enfoque na abordagem à gestão dos sistemas, privilegiando a sua capacidade operacional e longevidade, através de programas de manutenção/substituição baseados em critérios bem definidos.

O webinar a realizar é o primeiro de um conjunto de três, em que se prevê abordar os desafios para a década que se inicia, no que diz respeito à atividade de gestão de ativos nas Entidades Gestoras do setor da água.

Participe! Dia 1 de outubro, às 10h30.