MÜLHEIM WATER AWARD 2020 DISTINGUE MÉTODO INOVADOR DE DETEÇÃO DE BACTÉRIAS NA ÁGUA POTÁVEL

25/09/2020

A sétima edição do Mülheim Water Award distinguiu um trabalho de investigação que explana um método inovador capaz de detetar mais rapidamente bactérias Escherichia coli (E.coli) na água potável. O projeto galardoado foi levado a cabo por uma equipa de cientistas do KWR Water Research Institute, na Holanda, e especialistas de quatro outros laboratórios de água potável conterrâneos.

O método de análise distinguido tem por base uma abordagem biológica molecular, a propagação e a análise de material genético bacteriológico (reação em cadeia da polimerase por transcriptase reversa, RT-PCR). Com apenas quatro horas, leva menos de um quarto do tempo necessário para produzir e analisar bactérias em cultura. Além disso, a técnica RT-PCR é altamente sensível, reagindo a uma baixa carga bacteriana. Através destas premissas, os investigadores desenvolveram o método e estabeleceram-no com sucesso na prática laboratorial de análise de água potável.

O Mülheim Water Award visa distinguir projetos europeus de investigação e desenvolvimento direcionados para a prática, bem como para a implementação de conceitos inovadores relacionados com a gestão sustentável da água e abastecimento seguro de água potável.

Coordenado pelo IWW Water Centre, sediado em Mülheim an der Ruhr, na Alemanha, o prémio tem um valor de 10 mil euros, patrocinado pelas empresas RWW Rheinisch-Westfälische Wasserwerksgesellschaft mbH e GERSTEL GmbH & Co. KG.