MIRANDELA: ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DA PREGUIÇA JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO

30/09/2020

A Águas do Norte inaugurou nesta segunda-feira, 28 de setembro, a nova Estação Elevatória (EE) de águas residuais da Preguiça, em Mirandela. A funcionar desde dia 15 do corrente, a infraestrutura vai anular a antiga, com mais de 20 anos de serviço, e otimizar a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) daquele município.

Com um investimento de cerca de 900 mil euros, a infraestrutura foi dimensionada para dar resposta a um equivalente populacional de cerca 26 500 habitantes-equivalentes, ao qual corresponderá um caudal médio de 5 422 m3/dia, no ano de horizonte de projeto. Vai permitir igualmente a realização de um pré-tratamento aos respetivos efluentes, nomeadamente a separação de grande parte das areias, gradados e gorduras das águas residuais afluentes a esta EE, o que vai melhorar, significativamente, o processo de tratamento que é posteriormente realizado na ETAR de Mirandela.

A nova EE está localizada no limite sul da área urbana da cidade de Mirandela, entre a linha férrea e a margem esquerda do rio Tua, estando integrada no subsistema de saneamento de águas residuais de Mirandela, o qual faz parte do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento gerido pela Águas do Norte.