MEMBROS DA APDA ASSINALARAM DIA NACIONAL DA ÁGUA COM DIVERSAS INICIATIVAS

02/10/2020

O Dia Nacional da Água, assinalado a 1 de outubro, marca o início de um novo ciclo hidrológico em Portugal e visa alertar para a iminência de preservar e gerir aquele que é o recurso vital para a Humanidade. Conheça as iniciativas levadas a cabo por alguns membros da APDA.

A Águas do Algarve esteve junto da comunidade escolar com diferentes ações em formato digital: lançamento do concurso “Dá-nos um nome”, onde se pretende a escolha de nomes para as duas mascotes, que vão ser o “rosto ambiental” da empresa junto das escolas; o Blue4water, um convite para vestir azul neste dia; a apresentação online dos vencedores do concurso Água Jovem 2019/2020; e o lançamento do concurso Água Jovem 2020/2021, que tem como temas “A importância da água para a  biodiversidade” e a “Ria de Alvor”. A Águas do Algarve fez também a divulgação de um poster alusivo à efeméride.

A AIA - Associação Intermunicipal de Água da região de Setúbal, que integra os municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal fez a divulgação da “Declaração Conjunta dos Municípios da AIA - Dia Nacional da Água de 2020”. O lema deste ano é "Com a qualificação dos serviços de águas e a proteção dos recursos hídricos, promover a sustentabilidade ambiental e o progresso social e económico da Região e do País | Mais financiamento, mais investimento, mais desenvolvimento”.

A Águas do Ribatejo optou por um reforço das campanhas de sensibilização para o Valor da Água, enquanto recurso fundamental para a vida no Planeta, de modo a envolver os cerca de 150 mil consumidores dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas. A empresa vai apostar também na interação com os seus clientes através do site www.aguasdoribatejo.com e incentivar a monitorização dos consumos com práticas simples, como o acompanhamento regular das leituras do contador e a sua comunicação à empresa.

A EMAS de Beja anunciou o regresso dos “Heróis da Água”, num novo paradigma de gestão em contexto de pandemia COVID-19: voltar à comunidade escolar em segurança, com recurso às plataformas digitais. O projeto de sensibilização ambiental é promovido pela empresa desde 2012, sendo que brevemente serão apresentadas as várias novidades para o ano letivo de 2020/2021.

Para sensibilizar crianças e jovens para o consumo sustentável de água, a INDAQUA fez a primeira paragem do “Roadshow INDAQUA” no Dia Nacional da Água, em Santa Maria da Feira. O projeto leva oficinas pedagógicas, em formato presencial e online, às escolas dos sete municípios onde opera, sendo que depois de Santa Maria da Feira, segue-se Fafe, Santo Tirso, Trofa, Matosinhos, Vila do Conde e Oliveira de Azeméis. A mensagem será reforçada com a oferta de 15 mil garrafas de água reutilizáveis, como forma de incentivar à mudança efetiva de comportamentos e à redução da pegada ambiental das escolas e das famílias.

Os SIMAS de Oeiras e Amadora promoveram dois espetáculos: o bailado “E se eles fugissem todos”, baseado na obra de Camille Saint-Saëns “O carnaval dos Animais”, disponível aqui e que poderá ser visualizado durante um ano; e a peça de teatro infantil “O Bairro das Águas Livres”, que estreia dia 4 de outubro, no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço em Algés, pelas 11h00. Vai estar em cena até 13 de dezembro.

 

Os SMAS de Leiria reforçaram a divulgação de informações sobre os serviços prestados aos clientes, através da Campanha “Simples e Claro. A Pensar em Si.”, com painéis disponibilizados, agora, em todas as Juntas de Freguesia do concelho de Leiria. As informações destes painéis visam ajudar a população a resolver assuntos relacionados com os serviços prestados, de forma simples e rápida, por exemplo: como celebrar ou rescindir um contrato, aderir ao balcão digital, débito direto, fatura eletrónica, dar leituras para evitar estimativas, entre outros.

Os SMAS de Sintra escolheram este dia para divulgar a nova plataforma online de informação ao público em www.smas-sintra.pt, em conjunto com uma aplicação móvel. Os clientes da empresa vão poder aceder, através do novo site, a um renovado Balcão Digital que facilita o acesso a serviços online e permite a submissão de pedidos de celebração de contratos de água, saneamento e resíduos e outros conteúdos.