LIFE PHOENIX: GRUPO ADP INTEGRA PROJETO EUROPEU PARA REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS

08/10/2020

O Grupo AdP - Águas de Portugal integra o LIFE PHOENIX, um projeto europeu pioneiro com o intuito de converter as águas residuais num recurso para reutilização na irrigação agrícola de forma segura e eficiente. Neste âmbito, vão ser desenvolvidas duas soluções diferentes e adaptadas, respetivamente, a ETAR de pequena dimensão e a ETAR de média ou grande dimensão, sendo posteriormente demonstradas num conjunto de cinco ETAR em Espanha e Portugal.

Com uma duração de 42 meses, o LIFE PHOENIX engloba um orçamento de cerca de 3,4 milhões de euros, financiados a 55% pela Comissão Europeia através do Programa LIFE.

A Aqualia é a coordenadora do projeto, que conta também com a participação das empresas MicroLAN e Newland EnTech, do CETIM - Centro Tecnológico de Investigação Multisectorial espanhol e da Universidade de Almeria, bem como do Conselho Provincial de Almeria e da Confederação Hidrográfica do Guadalquivir.

O LIFE PHOENIX arrancou neste mês de outubro e tem início em duas ETAR de Almeria (El Bobar e El Toyo), operadas pela Aqualia, concessionária dos Serviços Municipalizados de Águas desta cidade espanhola. Os outros pilotos de demonstração localizam-se em Huelva e Toledo, Espanha, e em Abrantes, na ETAR de Fonte Quente, em território nacional, também operada pela Aqualia.

A colaboração da AdP consiste no desenvolvimento de um estudo de viabilidade para a aplicação das soluções em duas ETAR do Grupo e na disseminação do projeto em Portugal.