REVISTA APDA #18: “E DEPOIS DA COVID…”

22/10/2020

A 18.ª edição da Revista APDA acaba de ser divulgada, trazendo de novo à tona o tema da pandemia. Porque a atenção é devida, porque tem e continuará a ter impacto a nível global, porque influencia todos os setores de atividade, onde o da água é exortado.

Nesse sentido, a entrevista com Inês dos Santos Costa, Secretária de Estado do Ambiente, que marca o Destaque, é de uma pertinência para lá de adequada.

Na mesma linha, estão os quatro artigos da secção de Atualidade: “Implicações da pandemia COVID-19 na ameaça terrorista” (2.ª parte), por Manuel Gonçalves, do Serviço de Informações de Segurança (SIS); “A COVID-19 e os serviços de distribuição de água”, por Paulo Nico, Coordenador da Comissão Especializada de Qualidade da Água da APDA e colaborador dos SMAS de Almada; “SARS-CoV-2 em águas residuais, sistemas de saneamento e lamas de ETAR”, por Pedro Béraud, Coordenador da Comissão Especializada de Águas Residuais da APDA e colaborador da AdP - Águas de Portugal Internacional; e a “A Era DC: um exercício prospetivo (em 3000 palavras)”, por Sérgio Hora Lopes, Diretor da Revista APDA e economista.

A edição “E depois da COVID…” remete também para a habitual informação sobre a Legislação Portuguesa e Comunitária, bem como para os Eventos, mais recentes e próximos, da agenda do setor.

E é com a Infografia dedicada ao Plano Global de Resposta Humanitária COVID-19, que são ilustrados os factos principais da realidade da pandemia no mundo.

Leia, explore e reflita com este número acessível aqui.