WEBINAR “OS NOVOS DESAFIOS DO SANEAMENTO”

29/10/2020

A APDA, através da respetiva Comissão Especializada de Águas Residuais (CEAR), realiza a 4 de novembro, pelas 14h30, o webinar “Os Novos Desafios do Saneamento”. Para além de promover um debate alargado com os principais intervenientes no setor, a sessão vai ser marcada pela apresentação do livro com título homónimo “Os Novos Desafios do Saneamento”, elaborada pela CEAR, e que reúne artigos dos mais conceituados peritos nacionais sobre o tema.

De destacar a intervenção internacional de Léo Heller, Relator Especial sobre os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento das Nações Unidas (2014-2020) e Investigador do Instituto Fiocruz Minas da Fundação Osvaldo Cruz - Belo Horizonte, no Brasil.

O saneamento em Portugal teve um significativo desenvolvimento nos finais do século XX e início do atual, com a implementação de sistemas de coleta e tratamento a nível nacional, com elevados investimentos que permitiram a Portugal equiparar-se aos restantes países da União Europeia. Atualmente denota-se uma menor atenção sobre o setor, existindo ainda objetivos e metas a atingir, bem como novos desafios para os quais as Entidades Gestoras devem estar preparadas.

O País tem vindo a afirmar-se internacionalmente pela excelência dos seus meios humanos, das suas soluções técnicas e da implementação de estratégias globais, que podem e devem ser partilhadas, seguindo as indicações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, nomeadamente o “ODS 6: Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos”, assim como o “ODS 17: Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.

Marque na agenda!

Dia 4 de novembro às 14h30.