9.º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA ADIADO PARA 2022

04/11/2020

O 9.º Fórum Mundial da Água, a decorrer em Dakar, no Senegal, tem nova data: 21 a 26 de março de 2022. O adiamento foi acordado entre o World Water Council, o governo senegalês e outras entidades responsáveis, tendo base na evolução da pandemia de COVID-19 a nível global, que prejudicou o processo de organização do evento. Esta decisão visa garantir que o Fórum decorra com todas as condições sanitárias e de segurança.

Subordinado ao tema “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”, o evento, que se realiza pela primeira vez na África Subsariana, pretende transformar-se numa plataforma para profissionais e tomadores de decisão no sentido de acelerarem a prioridade de garantir o acesso à água e saneamento para todos.

O World Water Council revela que todos os envolvidos na organização estão mais do que empenhados para que Fórum seja realizado nas melhores condições e alcance os objetivos definidos, sendo que 2021 (ano em que supostamente se realizaria) vai ser marcado por diversos eventos preparatórios em todos os continentes, colocando a água no topo da agenda mundial e no centro das decisões políticas.