ÁGUAS DE COIMBRA NO TOPO DO ÍNDICE NACIONAL DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE

10/11/2020

De acordo com o estudo ECSI 2020 - Índice Nacional de Satisfação do Cliente, a Águas de Coimbra destacou-se em todos os nove indicadores, alcançando a pontuação de 8,5 (escala de zero a dez) no indicador de satisfação global dos clientes, ficando, desta forma, em primeiro lugar.

“Satisfação”, “Presença Digital” (que venceu pela primeira vez), “Imagem”; “Expetativa dos clientes”; “Qualidade apercebida”; “Valor apercebido”; “Gestão das Reclamações”, “Lealdade” e “Confiança” são os parâmetros estudados em que a Águas de Coimbra sagrou-se vencedora.

Os resultados indicam, ainda, que 93% da população de Coimbra prefere beber água da torneira, um valor que tem vindo a subir todos os anos.

A ponderação da satisfação dos clientes relativamente à qualidade dos serviços das entidades gestoras em período de pandemia foi a novidade deste estudo. Apesar de todas as adversidades que marcam 2020, 91% dos clientes da Águas de Coimbra consideram que a empresa municipal conseguiu manter o nível de qualidade do serviço de abastecimento de água, num período crítico para a população.

Esta é a 10.ª vez que a empresa municipal vence o estudo ECSI, no setor da Água, que anualmente avalia também a satisfação dos clientes das principais empresas em diversos setores de atividade (Banca, Seguros, Comunicações, Transportes, Gás, Combustíveis, Eletricidade e Água).

Realizado pela NOVA Information Management School da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Português da Qualidade e a Associação Portuguesa para a Qualidade, o estudo de mercado é elaborado a partir de uma amostragem probabilística com representatividade da população de clientes de cada empresa estudada.

O projeto ECSI (European Customer Satisfaction Index) foi implementado em Portugal, há 21 anos, com o objetivo de disponibilizar um rigoroso índice de satisfação, capaz de aferir o nível de desempenho das empresas e marcas através da perceção do cliente.