CONSELHO DE GOVERNADORES DO WORD WATER COUNCIL VOLTA A REUNIR

17/11/2020

A 72.a reunião do Board of Governors do World Water Council, integrado por Rui Godinho, Presidente da APDA, decorreu online entre 26 e 27 de outubro último. Este órgão tinha reunido pela última vez o seu quórum legal em fevereiro deste ano, em Liége (Bélgica). De ressalvar que esta 72.ª reunião estava prevista para se realizar, presencialmente, em Lisboa, nas datas referidas.

Na agenda estiveram presentes as questões mais emergentes no contexto atual, como a “deteção e monitorização do SARS-Cov-2”, vírus responsável pela pandemia de COVID-19, através de sistemas de esgoto e lamas de ETAR, a relação “segurança hídrica e segurança ecológica”, bem como o “financiamento de soluções baseadas na natureza”.

Como convidado, destaque para a participação de Mr. Serigne Mbaye Thiam, Ministro de Água e Saneamento da República do Senegal, país que vai acolher o 9.º Fórum Mundial da Água, em Dakar, de 21 a 26 de março de 2022.

Recorde-se que o evento, anteriormente agendado para março de 2021, por decisão conjunta do World Water Council e do Governo do Senegal, foi adiado para aquela data devido à evolução da pandemia de COVID-19 a nível global, que prejudicou fortemente o processo de organização do mesmo. A decisão visa garantir que o Fórum decorra com todas as condições sanitárias e de segurança, mantendo-se o seu tema central “Water Security for Peace and Development”.