19 NOVEMBRO: HOJE É DIA MUNDIAL DO SANEAMENTO PARA TODOS

19/11/2020

Celebrado hoje, 19 de novembro, o Dia Mundial do Saneamento para Todos remete para a consciencialização sobre as 4,2 mil milhões de pessoas que vivem sem acesso a um sistema de saneamento básico seguro. Reforça também a emergência de tratar esta crise sanitária no âmbito de atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) - “Alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos”.

“Saneamento sustentável e alterações climáticas” é o mote da ONU para assinalar o dia em 2020. A pertinência do tema contextualiza a realidade da alteração cada vez mais acelerada do clima, cujos fenómenos extremos que provoca, como inundações, secas e subida do nível do mar, estão a ameaçar sistemas básicos de saneamento (casas-de-banho, fossas sépticas e estações de tratamento). As inundações podem contaminar poços usados para beber água ou danificar casas-de-banho, dispersando resíduos fisiológicos em comunidades e plantações de alimentos, causando doenças mortais e crónicas.

É nesse sentido que a ONU defende um saneamento sustentável para todos, impossível de dissociar do acesso a água potável e infraestruturas para lavagem das mãos, de forma a proteger e a manter a segurança sanitária da Humanidade, impedindo a propagação de doenças infecciosas mortais, como a cólera, a febre tifoide e a mais recente pandemia de COVID-19.