PORTO É “MUNICÍPIO MAIS AZUL”

26/11/2020

O Porto foi distinguido como "Município Mais Azul” em 2020 pela Associação Bandeira Azul da Europa e pela Agência Portuguesa do Ambiente. É a quarta vez, nos últimos cinco anos, que o galardão reconhece o compromisso e desempenho da Águas do Porto nas atividades de Educação Ambiental desenvolvidas no âmbito do Programa Bandeira Azul.

Por força das contingências devido à pandemia, as atividades foram transpostas para formato digital e divulgadas no Facebook do Pavilhão da Água, tendo sido desenvolvidas com carácter inclusivo, onde se destaca a tradução para língua gestual portuguesa das realizadas em vídeo.

As atividades resultaram de uma ação conjunta entre a Unidade de Educação Ambiental da Águas do Porto com várias entidades, nas quais se destacam a Câmara Municipal do Porto, o CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, o projeto ColorADD, a LIPOR, a Ordem dos Biólogos, a Agência de Energia do Porto, o Sea Life Porto, a Associação de Surdos do Porto e o Centro de Dança do Porto.

De sublinhar que a mensagem de sensibilização ambiental, a participação e o efeito multiplicador conseguido, o número de atividades e parceiros envolvidos, bem como a preocupação explícita com a população sénior e portadora de deficiência, foram alguns dos critérios que contribuíram para a atribuição do prémio.