CPLP: APDA NO II ENCONTRO DE MINISTROS E AUTORIDADES RESPONSÁVEIS PELA ÁGUA NOS ESTADOS-MEMBROS

02/12/2020

Na condição de Membro do Board of Governors e do Bureau do World Water Council, Rui Godinho, Presidente da APDA, assistiu ao II Encontro de Ministros e Autoridades Responsáveis por Recursos Hídricos da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Subordinado ao tema “Governança de Água e os Desafios de Sustentabilidade na CPLP”, o evento decorreu no dia 27 de novembro último, através de videoconferência.

Na agenda estiveram em análise os principais desafios para a concretização do Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) da Organização das Nações Unidas, que pretende assegurar Água Potável e Saneamento para todos até 2030. Também as necessidades mais urgentes à escala global e respostas de nível regional e nacional, bem como as potencialidades e oportunidades para a CPLP na Agenda Internacional da Água foram tratadas.

Particular destaque para o apelo ao envolvimento e participação no 9.º Fórum Mundial da Água de Dakar 2022, que consta da Declaração Final da reunião, tendo sido assinalado por vários Representantes, entre os quais Portugal, Brasil e Cabo Verde como evento que merecerá especial atenção.

O 9.º Fórum Mundial da Água é uma organização conjunta do World Water Council (WWC) e do Governo do Senegal, cujo ISC - International Steering Committee - Rui Godinho também integra, enquanto membro do Bureau do WWC.

Inicialmente previsto para se realizar de 21 a 26 de março de 2021, o evento foi adiado para 22 a 27 de março de 2022, por acordo entre as partes, devido à propagação da pandemia de COVID-19.

Para aceder à Declaração Final da reunião, clique aqui.