CEAR EM EVENTOS INTERNACIONAIS PELA EUREAU

04/12/2020

A Comissão Especializada de Águas Residuais (CEAR) da APDA integra o comité da EurEau - European Federation of National Associations of Water Services que trata a temática homóloga - EU2 Waste Water. Neste sentido, através Pedro Béraud, Coordenador da CEAR, e Vânia Jesus, Vice-Coordenadora, participou em dois eventos durante o mês de novembro último.

No “Nutrients Workshop”, e no âmbito dos nutrientes das águas residuais, a CEAR apresentou a comunicação “Experience of less sensitive area designations - Portugal”, que se traduziu numa forma de partilhar a experiência nacional relativa às zonas sensíveis e menos sensíveis, tanto do ponto de vista legislativo, como operacional, tendo sido dado um especial enfoque à perspetiva das Entidades Gestoras sobre esta matéria.

No final da apresentação da comunicação da CEAR, foi apresentada uma análise SWOT das zonas menos sensíveis, proporcionando aos parceiros europeus uma visão abrangente das principais características desta classificação legal, com importantes consequências para as Entidades Gestoras que nelas operam.

Já em período de debate foram respondidas todas as questões levantadas, tendo sido evidenciado as vantagens de Portugal participar nas iniciativas da EurEau, não só como forma de acesso ao que se debate a nível europeu em matéria de saneamento, como igualmente partilhar as especificidades e casos de sucesso no território português.

No webinar “Proyecto Real Decreto de Aplicación de Lodos en la Agricultura”, realizado em conjunto pela Cátedra del Agua da EMASESA - Empresa Metropolitana de Abastecimiento e Saneamiento de Aguas de Sevilla, Universidade de Sevilha e pela AEAS - Asociación Española de Abastecimientos de Agua y Saneamiento, com quem a APDA mantém uma relação de parceria, a CEAR realizou a apresentação “La actividad de EurEau en el campo de los lodos de las EDAR, siguiendo un enfoque de economía circular”.

A comunicação explanou a diversidade de soluções para o tratamento e destino final das lamas ao nível europeu, incluindo a posição da EurEau, no sentido de potenciar as utilizações das lamas como um subproduto em diversas atividades económicas e/ou industriais. Clarificou igualmente a posição que a CEAR tem sobre a estratégia para as lamas em Portugal, nomeadamente o contributo que a APDA teve, na redação dos capítulos sobre lamas no PENSAAR 2020 - Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais.

A partilha da experiência portuguesa foi amplamente apreciada, tendo sido clarificados pequenos detalhes no período de debate.

No sentido de concretizar o acordo bilateral existente entre a APDA e a AEAS, foi manifestada a vontade de a APDA concretizar eventuais ações conjuntas, num contexto Ibérico, em matéria de saneamento ou outras áreas de interesse comum.