EPAL/ADVT RECONHECIDAS POR CONCILIAÇÃO ENTRE A VIDA PROFISSIONAL, FAMILIAR E PESSOAL

11/12/2020

A EPAL e a Águas do Vale do Tejo (AdVT) atingiram o objetivo do Pacto para a Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, tendo sido certificadas pela APCER de acordo com a norma portuguesa 4552. A medida consta do projeto “3 em Linha” promovido pelo Governo Português, em parceria com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial, à qual as referidas empresas aderiram em 2019.

Esta iniciativa permitiu focar e reforçar as políticas de motivação, bem como promover o bem-estar. Para além de reconhecer a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar como uma questão da maior importância nos dias que correm, o projeto perspetiva:

  • Uma condição de igualdade entre mulheres e homens, de bem-estar, de produtividade e de sustentabilidade demográfica; e,
  • Garantia da existência de condições efetivas para uma mudança cultural e organizacional que exige convocar vontades, em diferentes planos e assumir um compromisso coletivo prolongado, devendo ser assumida como critério de gestão das organizações.

Durante o desenvolvimento do projeto, procurou-se consolidar o conhecimento no que toca ao contexto interno e externo, bem como sistematizar e publicitar as medidas de conciliação já praticadas na EPAL e AdVT.

De destacar também, o envolvimento das partes interessadas significativas neste âmbito, o que permitiu obter feedback sobre o grau de conhecimento e de utilização das referidas medidas, bem como da identificação de oportunidades de melhoria no sentido da garantia da adequada qualidade de vida e bem-estar dos trabalhadores e das trabalhadoras, contribuindo para estilos de vida saudáveis e sustentáveis.

Para além do Sistema de Gestão da Conciliação, a EPAL e a AdVT detêm já certificações no âmbito dos seus Sistemas de Gestão: da Qualidade, do Ambiente, da Segurança e Saúde no Trabalho, Energia e Gestão de Ativos, de acordo com os referenciais internacionais da ISO.