“RECUPERAÇÃO” É TEMA DA REVISTA APDA #19

06/01/2021

A edição 19 da Revista APDA é dedicada à "Recuperação", tema que aborda sob diversas perspetivas. Para além da estrutura de conteúdos diferenciada, a publicação inicia com uma homenagem ao Eng. Arnaldo Pêgo (1946-2020), que integrava o Conselho Editorial da revista até ao número atual.

O Destaque é marcado pelos contributos de Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros - “Código dos Contratos Públicos: de mal a pior”, de João Pintassilgo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro - “Investimentos prioritários nos serviços de Águas e Saneamento” e de Ricardo Pedrosa Gomes, Presidente da Direção da AECOPS - “A capacidade de resposta da construção civil Portuguesa”.

Já a secção de Atualidade contempla os seguintes artigos: “Por um regulamento da qualidade do serviço exequível, generalizável e progressivo” por J. Henrique Salgado Zenha, Vice-Presidente do Conselho Diretivo APDA; “A seca hidrológica, análise conjuntural e visão expectável por via das alterações climáticas” por Paulo Nico e Silvana Vitorino, respetivos Coordenadores das Comissões Especializadas de Qualidade da Água e de Adaptação às Alterações Climáticas da APDA; e “A gestão pluvial nas zonas urbanas e o controlo das inundações”, por Paula Lopes, Membro da Comissão Especializada de Legislação e Economia da APDA.

Entretanto, e na secção inédita Ciência Aberta consta o artigo “PFAS na água de consumo humano”, da autoria de Vítor Cardoso e de Andreia Vieira, respetivamente Supervisor e Técnica do Laboratório de Química Orgânica da Direção Laboratórios e de Controlo de Qualidade da Água da EPAL, e de Maria João Benoliel, Membro da Comissão Especializada de Qualidade da Água da APDA.

Fazem ainda parte da publicação a habitual informação sobre a legislação do setor, no Quadro Legal, bem como os eventos mais relevantes.

A Infografia desta edição ilustra de forma sintetizada informação sobre o Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), que materializa os investimentos estruturantes de promoção pública ou de promoção privada enquadrados em políticas públicas de 2021 a 2030, contemplando quatro áreas temáticas: Transportes e Mobilidade, Ambiente, Energia e Regadio.

Leia a revista na íntegra aqui.