MIRA: ÁGUAS DO CENTRO LITORAL EXPANDE REDE DE SANEAMENTO NO CONCELHO

25/01/2021

A Águas do Centro Litoral lançou um concurso público internacional para a execução da empreitada “Ligações “alta” / “baixa” em Mira - Zona Norte 2, que consiste na construção de duas estações elevatórias [EEM1 (Seixo) e EEM2 (Cabeças Verdes)], bem como 2 050 metros de emissário gravítico e 5 530 metros de conduta elevatória.

O investimento, de 1,5 milhões de euros, visa melhorar o saneamento no concelho, promovendo o alargamento do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Litoral de Portugal, servindo a totalidade do município de Mira, na vertente de águas residuais em “alta”.

A empreitada integra a expansão do sistema de drenagem de águas residuais em Mira Norte, com a ligação a novos pontos de entrega do município de Mira ao Intercetor Sul da Águas do Centro Litoral, conciliado com a Águas do Baixo Mondego e Gândara, sendo esta empresa responsável pelos investimentos na rede em “baixa”.

Os trabalhos vão permitir fazer a recolha e transporte dos efluentes produzidos nas freguesias de Carapelhos e Seixo e parte da de Mira, no lugar de Cabeço, abrangendo uma população total no ano horizonte de projeto de 3 mil habitantes. O volume a recolher e transportar será de 432 m3 /dia, em tempo seco, e de 864m3/ dia, em período húmido.

De ressalvar que a Águas do Centro Litoral e todas as entidades envolvidas estão a desenvolver esforços conjuntos no sentido de minimizar eventuais impactos negativos para o ambiente e para as populações, designadamente reduzir ao máximo a descarga de excedentes e controlar as descargas no meio hídrico nos períodos de sobrecarga do sistema.