JOÃO PINTASSILGO: INVESTIMENTOS PRIORITÁRIOS NOS SERVIÇOS DE ÁGUAS E SANEAMENTO FACE AO REFORÇO DOS FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA COMO RESPOSTA À CRISE ECONÓMICA/SANITÁRIA

27/01/2021

João Pintassilgo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, debruçou-se sobre os “Investimentos prioritários nos serviços de Águas e Saneamento face ao reforço dos fundos da União Europeia como resposta à crise económica/sanitária”, replicando a perspetiva do município no segundo artigo de destaque da Revista APDA #19.

Após apresentação da Câmara onde exerce funções, que é entidade gestora direta dos serviços de abastecimento de água (alta e baixa), saneamento (baixa) do Barreiro, João Pintassilgo revela a pretensão de aproveitar a eventual oportunidade de aceder aos fundos comunitários para o setor, veiculando-os estrategicamente para alcançar o melhor desempenho possível.

Estes fundos são uma porta que se abre para a concretização dos objetivos, até porque a estratégia do município está alinhada e em marcha com o aproveitamento de recursos, melhoria das infraestruturas, resiliência, digitalização e inovação.

João Pintassilgo sublinha que o município garante e quer continuar a assegurar, em contexto normal ou de pandemia, os serviços essenciais que presta. Defende a redução da burocracia, a simplificação de processos, o aumento de recursos humanos e de investimento, mas, assim como outras entidades, também está ciente das dificuldades que vão desde a legislação, até ao próprio acesso aos fundos.

Ilustrando a importância do setor, até porque trata o recurso finito e vital “água”, o autarca sublinha que a oportunidade de aceder aos fundos, para além de aproveitada em tempo útil, deve ser gerida de forma responsável, eficiente, isenta e equitativa, sem esquecer a sustentabilidade ambiental.

Leia aqui o artigo na íntegra (a partir da página 28).