SMAS SINTRA: SERRA DAS MINAS COM 195 NOVOS CONTENTORES

28/01/2021

Os SMAS de Sintra estão a instalar na Serra das Minas, na freguesia de Rio de Mouro, 195 contentores enterrados, com as valências de recolha de plástico/embalagens, papel/cartão, vidro e resíduos indiferenciados. A renovação da contentorização decorre a par da empreitada de remodelação da rede de abastecimento, minimizando o impacto causado aos munícipes.

A operação traduz-se num investimento de cerca de 450 mil euros e consiste na substituição de contentores de superfície por equipamentos enterrados nos atuais 41 pontos de deposição de resíduos urbanos na Serra das Minas, a que acrescem mais três locais. Desta feita, passam a existir mais 21 equipamentos.

A instalação da nova contentorização vai traduzir-se num aumento de 187 mil litros da capacidade de deposição indiferenciada e de 227 mil e duzentos litros ao nível da recolha seletiva.

A nova contentorização vai contribuir para um melhor ambiente urbano, na medida em que reduz as ocorrências de resíduos depositados anarquicamente nas imediações dos contentores, bem como o espaço ocupado na via pública.

De destacar que o programa de renovação da contentorização está em curso em vários pontos do concelho, como sucede na freguesia de Algueirão-Mem Martins.

Os SMAS de Sintra pretendem investir, entre 2021 e 2025, mais de 80 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.