GENECOUNT DETETA RAPIDAMENTE SARS-COV-2 EM DIFERENTES AMBIENTES

02/02/2021

A LuminUltra, empresa parceira da WASE®, desenvolveu uma solução capaz de detetar o SARS-CoV-2, vírus responsável pela pandemia de COVID-19, em águas residuais e superfícies. Denominada por GeneCount, trata-se um teste de qPCR portátil que possibilita resultados em apenas duas horas e com um limite de deteção de 250 UG/cm2.

A deteção do SARS-CoV-2 em águas residuais é feita com uma taxa de recuperação muito elevada com o GeneCount, o que significa que só será necessário obter uma quantidade mínima de amostra, reduzindo o respetivo tempo de processamento. Tem um limite de deteção equivalente aos métodos tradicionais com centrífuga, apesar do baixo volume de amostra.

A solução para monitorização ambiental da Luminultra para o SARS-CoV-2 foi recentemente patenteada e também submetida à FDA - Food and Drug Administration. Trata-se de uma metodologia de teste muito simples que dá resultados em duas horas.

A solução GeneCount é também utilizada para detetar Legionella spp, E. Coli  e outras bactérias, dependendo do kit de teste utilizado.