ERSAR PUBLICA VOLUME 1 DO RASARP 2020

03/02/2021

A ERSAR já disponibilizou o Volume 1 do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal. O RASARP 2020 sintetiza a informação mais relevante que caracteriza e evolução do setor, referenciada a 31 de dezembro de 2019, incluindo a avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores, benchmarking do desempenho das entidades gestoras, monitorização legal e contratual e enquadramento económico-financeiro do setor.

De acordo com a ERSAR, e independentemente do contexto de pandemia de COVID-19, todas as entidades gestoras cumpriram com o reporte de dados, o que, para além de permitir a conclusão desta avaliação anual, comprovou, mais uma vez, a capacidade e maturidade do setor.

Tendo em conta o peso que o recurso à subcontratação de serviços tem no setor, o documento agora publicado contempla novos conteúdos relativos à analise dos serviços em outsourcing, tendo-se verificado que, em 2019, a maioria das entidades gestoras recorreu à externalização de serviços para executar pelo menos uma parte das atividades sob sua gestão, como por exemplo, a realização de análises à qualidade da água e de operação e manutenção de infraestruturas, gestão de resíduos urbanos, recolha indiferenciada de resíduos, lavagem de contentores e controlos de acessos e pesagens.

A publicação deste volume conclui a edição de 2020 do RASARP, já que o Volume 2, que resume a informação mais relevante relativa à qualidade da água fornecida aos utilizadores pelas entidades gestoras no ano de 2019, referenciada a 31 de dezembro, foi publicado em setembro de 2020.

Para consultar ambos os documentos clique aqui.