Para além de ter adotado todas as medidas de proteção determinadas pela Direção Geral de Saúde no âmbito da COVID-19, a Águas de Gondomar (AdG) adquiriu um esterilizador de ozono para ações de desinfeção mais rápidas e eficazes.
O novo equipamento é portátil e vai ser usado na desinfeção diária das instalações da sede da empresa e nas viaturas de piquete e de fiscalização da AdG. O intuito é reforçar a proteção dos colaboradores, dos clientes que recorrem ao serviço de atendimento presencial e da comunidade em geral, reduzindo o risco potencial de transmissão cruzada da infeção.

A solução de desinfeção é feita através de ozono, cuja propriedade oxidante atua rapidamente sobre os vírus e altera a estrutura e permeabilidade de bactérias e células virais, provocando a respetiva dissolução e eliminação. Como se trata de um gás, atua em todas as direções, anulando qualquer possibilidade de ângulos mortos, o que garante uma cobertura total na área alvo de desinfeção.
De acordo com a informação técnica do equipamento, a taxa de eliminação de vírus pelo ozono situa-se na ordem dos 99,22% e o efeito esterilizante do ozono é entre 300 a 600 vezes maior que a dos desinfetantes com cloro.