ÁGUAS DO RIBATEJO LANÇA CONCURSO PÚBLICO PARA REABILITAR RESERVATÓRIO ELEVADO DAS LAPAS

22/02/2021

O Reservatório Elevado das Lapas, no concelho de Torres Novas, vai ser reabilitado. De acordo com a Águas do Ribatejo, os trabalhos visam garantir a segurança da infraestrutura no reservatório e câmara de manobras, eliminar as perdas de água existentes e melhorar as condições do abastecimento de água à população que serve.

A empreitada, já em concurso público por um valor de 340 mil euros, contempla também a melhoria dos acessos ao reservatório com uma rampa, estacionamentos para as viaturas operacionais e de visitantes, bem como a vedação do recinto.

Faz igualmente parte dos trabalhos o reforço das condições de segurança no fuste para acesso à célula do reservatório elevado, bem como de toda a infraestrutura, com guardas metálicas nos pisos intermédios e novas escadas, guardas e passadiços em PRFV - Plástico Reforçado com Fibra de Vidro com resistência à corrosão e maior durabilidade.

Todas as instalações elétricas vão ser construídas de raiz ao abrigo das novas exigências e cumprindo critérios para reduzir a pegada energética e os respetivos custos ambientais e financeiros.

Durante o curso dos trabalhos, o abastecimento de água será garantido a partir Estação Elevatória de Tufeiras, onde vai ser instalada uma central hidropressora e um medidor de caudal, sendo removidas as bombas existentes e requalificados os atuais circuitos.

A Águas do Ribatejo prevê que o reservatório entre em funcionamento em 2023.