As Estações Elevatórias de Água Residual do Rossio e Serradinho, na freguesia de Muge, concelho de Salvaterra de Magos, vão ser demolidas para dar lugar a novas infraestruturas. A intervenção surge no âmbito do investimento da Águas do Ribatejo na reabilitação do Sistema de Saneamento daquela freguesia.
Os equipamentos a construir vão contemplar novas tecnologias e automatismos para otimizar a eficiência e aumentar a fiabilidade e segurança dos mesmos. Nesse sentido, vão ser constituídos pelos seguintes elementos: câmara de gradagem, depósito para descarga de emergência, poço de bombagem e câmara de válvulas.

O concurso público para a empreitada tem um preço base de 300 mil euros e um prazo de execução de seis meses, prevendo-se a entrada em funcionamento no primeiro trimestre de 2022.
Para além da demolição das antigas Estações Elevatórias, o projeto inclui trabalhos de construção civil, montagem de equipamentos e instalações elétricas.
De sublinhar que o investimento concretizado pela Águas do Ribatejo nos sistemas de abastecimento de água e saneamento do concelho de Salvaterra de Magos ronda os 14 milhões euros, estando em fase de conclusão obras no valor de três milhões de euros.