Ao atingir 19,8% no indicador de ANF - Água Não Faturada, a EMAS de Beja superou largamente o objetivo estabelecido para 2020. De acordo com a empresa, para além deste feito, a empresa alcançou, no ano em questão, os melhores resultados operacionais de sempre.
O valor conseguido no indicador de ANF posiciona, assim, a EMAS de Beja como uma referência nacional enquanto entidade gestora, quando comparada com a média nacional que se aproxima dos 30% e a média da região e do distrito de Beja, ambas a ultrapassar os 40%.

De sublinhar que as perdas de água têm sido uma preocupação crescente das entidades gestoras de serviços de águas, não só pelos respetivos impactos financeiros e ambientais, como também pela necessidade de mitigar os efeitos sentidos nos territórios causados pelas alterações climáticas, com enfoque especial na escassez de água.
A EMAS de Beja não é exceção e, por isso, tem trilhado o caminho para a eficiência através do investimento da reabilitação da rede, aposta em recursos tecnológicos, capacitação e confiança nos recursos humanos, bem como transversalidade organizacional da prioridade “redução de perdas de água” nas diferentes vertentes.