Com o intuito de remodelar a rede de abastecimento e ampliar a rede de saneamento na Carregueira, concelho da Chamusca, a Águas do Ribatejo lançou um concurso público com um preço base de 400 mil euros. A empreitada tem um prazo de execução de 300 dias e deve começar no próximo verão.
.JPG)
A remodelação da rede de abastecimento de água vai ser feita numa extensão de 1,5 km, designadamente na Rua do Relvão, substituindo as condutas, nós e ramais, que apresentam desgaste, peculiar da respetiva vida útil, com acentuada debilidade, traduzindo-se em roturas frequentes e perdas de água. Pretende-se, desta forma, reduzir a quantidade de água tratada que não chega ao consumidor e minorar os incómodos das suspensões de abastecimento para reparação de roturas.
Está prevista, em simultâneo, a ampliação de cerca de 1,5 km da rede de saneamento, nomeadamente na bacia de drenagem da Rua do Relvão, permitindo eliminar fossas sépticas.
A Águas do Ribatejo investiu cerca de 17 milhões de euros na melhoria do abastecimento de água e saneamento no concelho da Chamusca. Na vertente do abastecimento foram construídos/requalificados reservatórios em todas as freguesias e implementadas sistemas de tratamento de água, bem como novas captações, de modo a garantir o reforço das reservas de água com qualidade e segurança. Já na do saneamento foram construídas/remodeladas sete novas ETAR, estações elevatórias e ampliada a rede de coletores.