WEBINAR “SIIPA 2.0 - O CAMINHO DAS PERDAS DE ÁGUA EM PORTUGAL”

05/03/2021

É com o intuito de apresentar a nova versão do SIIPA - Sistema de Informação de Indicadores de Perdas de Água, que a APDA, através da respetiva Comissão Especializada de Sistemas de Distribuição de Água (CESDA), realiza, no próximo dia 12 de março, às 10h00, o webinar “SIIPA 2.0 - O Caminho das Perdas de Água em Portugal”.

De destacar que a ferramenta desenvolvida pela CESDA, e agora melhorada, está disponível aqui e já inclui os dados disponibilizados no RASARP 2020 (Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal da ERSAR), permitindo também a consulta para os sistemas em alta, entre 2011 e 2019.

Para além de apresentar as novas potencialidades do SIIPA 2.0, o encontro pretende ajudar as Entidades Gestoras com mais dificuldades em reduzir as perdas de água, bem como explanar o trabalho positivo de outras neste campo, nomeadamente as experiências e metodologias em uso na INDAQUA, SMAS de Sintra, SMAS de Mafra, Águas do Norte e EMAS de Beja.

Este é mais um passo na direção assumida pela CESDA de desenvolver e partilhar as melhores práticas de controlo de perdas num setor essencial para o bem-estar e qualidade de vida dos portugueses, valorizando e divulgando algumas das mais bem-sucedidas experiências nacionais de redução das perdas de água.

Na prática, o que se pretende mostrar é que se ainda existe um conjunto alargado de entidades com grande margem para evoluir, também há um composto por entidades que já descobriram o seu “caminho das perdas” e atingiram resultados de classe mundial.

O webinar constitui-se também como uma oportunidade para prestar o reconhecimento devido a todos os que “no terreno” lutam para melhorar o resultado nacional das perdas, bem como para evidenciar como diferentes metodologias podem concorrer para a melhoria da qualidade do serviço de abastecimento de água em Portugal.

Participe! Dia 12 de março, às 10h00.

Este evento conta com o apoio de: