PREPARAÇÃO DO 9.º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA DE DAKAR NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

15/03/2021

O World Water Council e o Governo do Senegal que, em parceria, organizam o 9.o Fórum Mundial da Água, assinalam a data com a realização de webinars em dois dias.

Valorizar a Água” é o mote do Dia Mundial da Água de 2021, que se celebra no dia 22 de março. Para assinalar a data, e atendendo que o tema está alinhado com os principais objetivos do 9.º Fórum Mundial da Água, o World Water Council e o Governo do Senegal realizam uma série de quatro webinars, repartidos pelos dias 22 e 23 de março.

A caminho do 9.Fórum Mundial da Água”, contexto em que decorrem estes webinars, contempla uma cerimónia de abertura para início da contagem decrescente, denominada como Dia D -365, assinalando os dias que faltam para a realização do 9.o Fórum Mundial da Água, em Dakar, no Senegal, entre os dias 21 e 26 de março de 2022, sob o tema central "Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento". Presidida por Mr. Serigne Mbaye Thiam, Ministro da Água e Saneamento do Senegal, a cerimónia de abertura conta também com a participação de Loïc Fauchon, Presidente do World Water Council, e com a intervenção de vários parceiros do evento. A sessão visa ainda mobilizar os responsáveis políticos para este importante evento internacional, bem como alertar para a necessidade urgente de agir, antes e depois, de forma a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente o ODS 6, que preconiza a “garantia de água potável e saneamento para todos”, bem como contribuir para a realização da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Note-se que se trata da mais importante Conferência sobre a Água, jamais realizada na África Sub Saariana.

Espera-se uma significativa participação de representantes internacionais de vários Continentes, particularmente Países Africanos e da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, estes convidados pelo Secretariado Executivo e pela APDA, membro do ISC - International Steering Committee do 9.o Fórum.

A APDA como membro do Bureau do World Water Council e membro ativo da organização, convida também O Setor da Água de Portugal a participar através das plataformas digitais que se apresentam, dada a importância que suscitam os temas em debate.

Está de seguida agendada uma Sessão Técnico-Científica, cujo objetivo é fazer um balanço do progresso dos trabalhos e analisar a formulação de conteúdos organizacionais e programáticos. Será conduzida por responsáveis pelas temáticas prioritárias, bem como pelos dois secretariados do Fórum.

Está também prevista uma sessão especial para a mobilização de África para o 9.o Fórum Mundial da Água, incluindo a preparação de uma Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado. Coordenada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministro da Água e Saneamento do Senegal. Será coorganizada com altos representantes da União Africana e a AMCOW (African Ministers' Council on Water). Conta com a participação das várias comunidades regionais africanas, da Associação Africana da Água, da UCLGA (United Cities and Local Governments of Africa), da rede parlamentar africana, bem como dos embaixadores senegaleses nas várias sub-regiões do continente.

A finalizar o dia 22 de março está um webinar dedicado ao Senegal. Organizado em colaboração com a Direção de Gestão e Planeamento de Recursos Hídricos do Ministério da Água e Saneamento, é presidido pelo Ministro da Água e Saneamento do Senegal, contando com a participação da Assembleia Nacional, Emirados Árabes Unidos, sociedade civil, empresas de água, redes de jovens e mulheres, setor privado e de todos os parceiros nacionais do Fórum.

De destacar que o 9.o Fórum Mundial da Água decorre em 2022, porque foi adiado devido à pandemia de COVID-19. De acordo com a organização do evento, a pandemia veio mesmo exponenciar a importância estratégica da gestão da água para um desenvolvimento sustentável e para a resiliência da economia global. Veio reforçar igualmente a necessidade urgente de mobilizar a comunidade internacional, em toda a sua diversidade e a todos os níveis, para tornar o 9.º Fórum Mundial da Água um acontecimento preponderante a nível social, político e económico.

Nesse âmbito, o evento apresenta quatro abordagens prioritárias - “Segurança da Água e Saneamento, “Água para o Desenvolvimento Rural”, e “Cooperação, Ferramentas e Meios”, incluindo questões relacionadas com o financiamento, governação e gestão de inovação e conhecimento.

Informação em inglês

Informação em francês