Baseado no triénio 2020-2023, a Águas do Norte apresentou, na última sexta-feira, 26 de março, o Plano de Ação para a Transformação Digital, que representa um investimento global na ordem dos 3 milhões de euros. Através deste plano, a empresa prevê um incremento da capacidade de monitorização remota e de reação a incidentes, bem como o aumento da eficiência operacional e a melhoria do serviço prestado aos utilizadores.

A sessão de apresentação decorreu online e contemplou uma visita virtual à sala de supervisão eletrónica da empresa recentemente renovada - a WaterSEE. Aqui foi instalado o Centro de Operações de Segurança, no seguimento da identificação da Águas do Norte, por parte do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), como um operador de serviço essencial no setor do fornecimento e distribuição de água potável, de acordo com a legislação em vigor.
A WaterSEE constitui um apoio fundamental e permanente às equipas que operam as inúmeras infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais que se encontram localizadas em todo o norte de Portugal, quer nos 63 Municípios que integram o referido Sistema Multimunicipal, em alta quer nos 8 Municípios que constituem o Sistema de Águas da Região do Noroeste, em baixa, do qual esta empresa é também a respetiva Entidade Gestora.
Foram igualmente apresentados os diferentes projetos de telecomunicações e de telegestão que estão a ser implementados nos Centros Operacionais da empresa, nomeadamente o novo Sistema de Supervisão e Controlo (SCADA) e o Sistema Gestão Operacional (GERE).
De destacar também a instalação de um novo sistema de telegestão para as redes municipais de abastecimento de água em baixa, que além de permitir uma melhoria do serviço à população residente nos Municípios servidos, vai contribuir para a redução de perdas, como também para um aumento da eficiência de otimização dos processos e rotinas operacionais.
Da mesma forma, foi dado a conhecer o projeto-piloto de telemetria, instalado no Município de Amarante, que vai permitir o acesso remoto a mais de 800 contadores instalados no sistema de abastecimento de água em baixa, garantindo, assim, que as respetivas leituras de consumo sejam mais fiáveis e imediatas. Com a utilização desta solução tecnológica, a Águas do Norte melhora também o serviço prestado aos respetivos utilizadores em baixas.