H2OFF: A HORA DE FECHAR A TORNEIRA FOI HÁ UM MÊS. OBRIGADO!

22/04/2021

Faz hoje, 22 de abril, precisamente um mês que teve lugar a H2Off - HORA DE FECHAR A TORNEIRA no âmbito do Dia Mundial da Água. A iniciativa da APDA e da Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental ultrapassou as melhores expectativas e traduziu-se num sucesso a nível nacional.

Foram diversas as entidades que apoiaram e dinamizaram este desafio de fechar a torneira às 22h00 de dia 22 de março por 60 minutos.

A nível institucional foi possível contar com a parceria do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, da ERSARA - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores - e da Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas da Região da Madeira.

Os 18 Parceiros Premium ajudaram a financiar os custos de promoção, publicidade, divulgação e dinamização das diferentes plataformas para que a H2OFF fosse uma realidade.

De destacar também as 43 entidades dos mais diversos setores e de todo o país, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores, que abraçaram a iniciativa, tendo sido igualmente fundamentais na promoção da mesma.

A fortalecer e potenciar as relações com o público e com a imprensa estiveram 37 personalidades públicas, denominados Embaixadores, da área da cultura e do desporto, entre outras.

Os 10 media partners que se associaram à campanha foram também decisivos na divulgação da mesma.

Entretanto, a ESRI Portugal desenhou uma plataforma no website que a Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental concebeu especificamente para a H2Off, onde foi possível simular o gesto de fechar a torneira com identificação da localização. Foram simbolicamente fechadas 750 torneiras.

Há ainda a sublinhar o papel de todo o público que manifestou o interesse na campanha através de um e-mail, telefonema, partilha da mensagem ou apenas pelo ato fundamental de fechar a torneira.

A APDA e a Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental querem, assim, agradecer todo o apoio nesta parceria ambiental, que pretendeu tornar-se numa ação de responsabilidade massiva e que vai ter continuidade, uma vez que o uso eficiente da água deverá ser um gesto diário.

Ao promover a consciencialização e adoção de novas práticas face ao recurso escasso e essencial que é a água, a H2Off está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - Organização das Nações Unidas, nomeadamente os referentes à “garantia de água potável e saneamento para todos” (Objetivo 6), “proteção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades” (Objetivo 11) e ao “combate às alterações climáticas” (Objetivo 13).

Contamos consigo em 2022!

Até lá, acompanhe-nos aqui!