ÁGUAS DO NORTE DESTACADA POR PROJETO DE CIBERSEGURANÇA

04/05/2021

O projeto Water Cyber Security Plan (WCSP), desenvolvido pela Águas do Norte para proteger toda a rede e infraestrutura da Entidade Gestora, foi destacado pela revista ComputerWorld na respetiva edição especial sobre Cibersegurança.

É através da criação de um centro de operações de segurança com base nas plataformas de gestão de incidentes e inteligência cibernética artificial, que o WCSP pretende monitorizar todo o ecossistema digital da Águas do Norte, identificando e adaptando-se continuamente às ameaças cibernéticas mais evoluídas.

De acordo com a empresa, a implementação do projeto vai incrementar a capacidade de resposta do respetivo sistema, bem como assegurar informações relevantes em segurança cibernética a nível nacional e internacional.

O WCSP é co-financiado pela União Europeia no âmbito da candidatura ao programa Connecting Europe Facility - Telecom, visando o desenvolvimento de capacidades operacionais na área da cibersegurança e implementação da Diretiva relativa à Segurança das Redes e dos Sistemas de Informação.