APDA DÁ AS BOAS-VINDAS A 10 NOVOS MEMBROS

06/05/2021

A Águas de S. João, a AQUANENA, seis concessões do Grupo INDAQUA (Fafe, Feira, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso/Trofa e Vila do Conde), a Inframoura e a Wakaru Consulting são os mais recentes membros da APDA. A Associação vem, desta forma, apresentar e dar as boas-vindas a estas 10 Entidades Gestoras.

A Águas de S. João é uma empresa municipal que tem como objeto principal a gestão e exploração dos sistemas públicos de captação e distribuição de água e de drenagem e tratamento de águas residuais na área do Município de S. João da Madeira. Os serviços beneficiam 21 650 pessoas.

A AQUANENA tem o objetivo de garantir a gestão dos sistemas públicos de captação e de distribuição de água, a drenagem e tratamento de águas residuais, a manutenção dos espaços verdes, a limpeza urbana e gestão de águas pluviais e linhas de água no território do concelho de Alcanena. Serve um total de 13 686 habitantes, tendo igualmente a missão de gerir o sistema de saneamento de Alcanena, que dá resposta aos efluentes da indústria de curtumes local.

Através das concessões INDAQUA Fafe, INDAQUA Santo Tirso/Trofa, INDAQUA Feira, INDAQUA Matosinhos, INDAQUA Vila do Conde e INDAQUA Oliveira de Azeméis,  e da participação numa empresa municipal (Águas de S. João), a INDAQUA, especializada na gestão de sistemas de abastecimento de água para consumo humano e de saneamento de águas residuais, serve cerca de 600 mil pessoas.

A Inframoura é a empresa responsável pela gestão do espaço público e infraestruturas em Vilamoura e Vila Sol, assegurando a prestação dos serviços no sector regulado enquanto entidade gestora em "baixa" para os serviços de águas e resíduos urbanos. Neste sentido, é responsável pela rede pública de abastecimento e drenagem de águas residuais, servindo cerca de 13 mil clientes.

A Wakaru Consulting é uma empresa de consultoria de negócio e tecnologia, orientada para a concretização de processos de mudança e de transformação de organizações através de projetos de inovação e de I&D. O produto Water Wise foi um dos vencedores do H2O Challenge promovido pela Water Global Practice do Banco Mundial e pelo Governo do Panamá como uma das mais inovadoras soluções do mundo para a gestão de redes de águas.

Tendo como membros a maior parte das Entidades Gestoras do setor, públicas e privadas, nomeadamente as empresas do Grupo Águas de Portugal, Câmaras Municipais, Serviços Municipalizados, Empresas Municipais e Intermunicipais e Concessionárias, a APDA representa cerca de 75% do Setor da Água a nível nacional.