ÁGUAS DO PORTO É AGORA CMPEAE - EMPRESA DE ÁGUAS E ENERGIA DO MUNICÍPIO DO PORTO

07/05/2021

Após aprovação do alargamento do objeto social da Águas do Porto à área de energia, a designação da mesma é, desde o início deste mês de maio, CMPEAE - Empresa de Águas e Energia do Município do Porto, abreviadamente, Águas e Energia do Porto, E.M.

Ciente de que as redes elétricas inteligentes são fundamentais para o desenho das cidades do futuro e para a respetiva capacidade de liderar o crescimento económico, a empresa estendeu a esfera de atuação à gestão e monitorização das infraestruturas energéticas do Porto, transformando-se no primeiro player de utilities integrado de natureza municipal em Portugal.

O processo abarca duas dimensões distintas. A primeira, com foco na transformação da cidade e na partilha de benefícios com os munícipes, promove a gestão e desenvolvimento da rede de carregadores para veículos elétricos e a implementação de centros de produção de energia renovável nas instalações municipais, que funcionem não apenas para autoconsumo, mas que permitam também o fornecimento de energia ao abrigo das futuras comunidades energéticas renováveis. A segunda, centrada na eficiência interna do município, engloba a definição de uma estratégia para a energia, o apoio à gestão do contrato de concessão de distribuição em baixa tensão, a monitorização dos contratos de fornecimento de energia elétrica, a implementação de projetos de eficiência energética em instalações municipais, bem como a negociação dos excedentes gerados pela produção de energia.

De sublinhar que o alargamento dos serviços prestados assentará numa lógica de serviços partilhados e, nesse sentido, não será suportada pelas faturas de água e saneamento.