SMAS DE SINTRA COMEMORAM 75 ANOS

10/05/2021

Criados em maio de 1946, os SMAS de Sintra estão a comemorar 75 anos de atividade. A visão é afirmarem-se, cada vez mais, como uma marca de referência no desenvolvimento sustentável do Município de Sintra, assente em elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais e humanos, consolidando uma imagem de confiança, transparência e competência.

Com mais de 190 mil clientes, são a maior entidade municipal gestora ao nível do abastecimento de água, servindo uma população de 387 mil habitantes, distribuídos por uma área de 320 km2. Têm ainda a cargo a gestão dos sistemas públicos de drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos a destino final adequado.

O sistema de abastecimento de água em exploração é constituído por cinco captações próprias, 53 reservatórios, 34 estações de bombagem, uma estação de tratamento de água e 1 820 km de condutas de distribuição.

Ao nível das águas residuais, o sistema é constituído por 1 020 km de redes de coletores e emissários, assente em 17 estações de tratamento de águas residuais domésticas e 26 estações elevatórias. A rede de saneamento a sul do concelho drena para o Sistema das Águas do Tejo Atlântico.

No domínio dos resíduos urbanos, os SMAS de Sintra recolhem uma média mensal de 14 200 toneladas de indiferenciados e seletivos, disponibilizando, para o efeito, cerca de 12 650 contentores, divididos por 5 320 pontos de deposição.

De sublinhar que estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2021 e 2025, mais de 80 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.