TELEMETRIA: SMAS DE LEIRIA SUBSTITUEM 800 CONTADORES DE ÁGUA EM PROJETO PILOTO

14/05/2021

Os SMAS de Leiria estão a implementar um projeto piloto de telemetria que visa a substituição de 800 contadores de água, localizados na Zona de Medição e Controlo Beira Rio. A primeira fase deste projeto vai abranger 246 prédios e 16 ruas.

A introdução de contadores inteligentes com antena GPRS vai permitir uma leitura mais imediata e eficaz, bem como fazer com que a faturação deixe de ser realizada com base em estimativas. Substitui também a leitura manual por várias leituras remotas e automáticas, realizadas ao longo do dia.

Com os dados recolhidos, os SMAS de Leiria preveem reduzir parte das reclamações relacionadas com a faturação, passando também a dispor de condições para alertar os clientes, no imediato, caso haja alguma anomalia na rede predial. Vai ser igualmente possível detetar fugas nos sistemas com maior brevidade, constituindo um importante mecanismo na luta contra as perdas de água e na implementação e manutenção de um sistema sustentável.

As ruas abrangidas neste projeto piloto são as seguintes: Rua Anzebino Cruz Saraiva; Largo Camilo Castelo Branco; Largo D. Manuel Aguiar; Rua Bordalo Pinheiro; Rua Comissão Iniciativa; Rua Conde Ferreira; Rua Gil Vicente; Rua Hermenegildo Capelo; Rua Lis; Rua Sto. António; Rua S. Miguel; Rua Tomar; Rua Trindade Coelho; Trav. Hospital; Trav. Tomar; Urbanização Encosta.