ÁGUAS DO ALGARVE INTEGRA PROJETO NOMEADO PARA OS “LIFE AWARDS 2021”

25/05/2021

"Melhoria das barreiras atuais para o controle de compostos farmacêuticos em estações urbanas de tratamento de águas residuais" (2016-2019), projeto em que a Águas do Algarve participa, é um dos cinco finalistas dos “LIFE Awards 2021”, na categoria de ambiente, e um dos 15 indicados para o “LIFE Citizens’ Prize”, votado pelo público em geral.

O trabalho de investigação com foco nas águas residuais decorreu entre 2016 e 2019, tendo sido assegurado por um consórcio multidisciplinar constituído pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC - coordenação), Faculdade de Ciências e Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve, Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL), Águas do Algarve, Águas do Tejo Atlântico e Environment and Regional Development Consulting.

A nomeação reconhece o alto potencial de inovação deste projeto que demonstrou como melhorar o controle de compostos farmacêuticos no tratamento de águas residuais urbanas, com soluções de baixo investimento e baixa energia, e como desenvolver absorventes de alto desempenho, feitos sob medida para produtos farmacêuticos-alvo.

A escolha do “LIFE Citizens’ Prize” é feita através de votação online gratuita em curso até 2 de junho de 2021, sendo que o formato desta distinção permite que o público vote no seu projeto ambiental preferido (aqui).

Os galardões atribuídos pela Comissão Europeia inserem-se no âmbito do programa LIFE, que apoia projetos ambientais, de conservação da natureza e de ação climática em toda a União Europeia.

Os vencedores vão ser conhecidos durante a conferência virtual do EU Green Week 2021.