ÁGUAS DO NORTE INICIA EMPREITADAS EM VALENÇA E EM VILA REAL

07/06/2021

A Águas do Norte vai arrancar com duas empreitadas: a de ligação do sistema de abastecimento de água de Lapela ao reservatório de Azenhas e a relativa à remodelação do sistema de arejamento da ETAR de Vila Real.

A primeira visa garantir o fornecimento de água em “alta” a uma parte da população de Azenhas, no município de Valença. Contempla a execução de cerca de 1,1 km de conduta adutora, a construção de uma estação elevatória de água - EE Azenhas - e a beneficiação no atual reservatório de Azenhas, ficando, assim, assegurado o fornecimento à respetiva rede municipal de abastecimento de água com origem na ETA de Lapela. Orçados em 248 mil euros, os trabalhos têm um prazo de execução de 240 dias.

Já a remodelação do sistema de arejamento da ETAR de Vila Real consiste na primeira fase de transformação da instalação rumo à neutralidade energética, devendo ser implementado um sistema com maior eficiência. A etapa seguinte está relacionada com o aumento da produção de energia através do biogás para autoconsumo e, a última, com a autossuficiência da instalação com a integração do controlo do consumo de energia, tendo em vista a capacidade instantânea de produção de energia. A fase de arejamento em causa, sendo a mais consumidora de energia, é crucial no tratamento biológico do efluente a tratar, em que a água residual e os microrganismos, que constituem as lamas biológicas, são agitados e arejados. Tem um orçamento de 382 mil euros e um prazo de execução de 365 dias.