SMAS DE SINTRA ANALISAM BACIA DE DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS EM MEM MARTINS

09/06/2021

Com o objetivo de identificar situações de obstrução de coletores e, por outro lado, ligações indevidas de águas pluviais aos coletores de águas residuais domésticas, os SMAS de Sintra realizaram inspeções vídeo de coletores e ensaios de fumo nas ruas dos Lírios e da Malva Rosa, em Mem Martins.

Ambos os arruamentos sofreram inundações decorrentes da precipitação intensa que ocorreu no passado mês de fevereiro, tendo a inspeção vídeo, no caso da rede de drenagem associada ao parque de estacionamento existente na Rua da Malva Rosa, que tem continuidade através do atravessamento de diversos terrenos particulares, detetado a invasão dos coletores por raízes de árvores.

Realizada através de um robô, a inspeção vídeo permite o registo das anomalias existentes na rede de saneamento. Os ensaios consistem na introdução de fumo nas tubagens, sendo esse fumo inócuo, não apresentando riscos para a saúde nem para o ambiente. Para que seja gerado este fumo, através do respetivo aquecimento, é utilizada uma composição de clicol e água que forma um líquido incolor, sem odor. Todos os procedimentos são realizados de acordo com as normas de segurança estabelecidas.

Em caso da deteção de ligações indevidas na rede de saneamento, os SMAS de Sintra notificam os proprietários para a respetiva correção.