ÁGUAS DO NORTE ARRECADA PRÉMIO ABERTURA 2021 DA ESOP

22/06/2021

O projeto da Águas do Norte “AdN4.0+: Aumento da eficiência dos serviços através da reengenharia e desmaterialização de processos” venceu o Prémio Abertura 2021 da ESOP - Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas. Atribuído anualmente, o galardão visa distinguir as entidades que contribuem para a dinamização do software Open Source e Tecnologias Abertas em Portugal, realçando a importância da transformação digital em todas as áreas de atividade económica.

Neste âmbito, o AdN4.0+ foi concebido para assegurar a desburocratização, a desmaterialização dos processos e melhorar a qualidade dos serviços e satisfação do cliente, promovendo a participação, a partilha, a inovação e a disponibilização de serviços públicos focados numa economia digital. No que diz respeito à tecnologia, foram utilizadas soluções totalmente baseadas em software Open Source, fabricadas pela empresa IPBrick, e mais concretamente a aplicação de Gestão de Documentos e Processos (IPortaldoc).

O Prémio Abertura 2021 distinguiu ainda, com Menção Honrosa, a ANPRI, pelo “Centro de Formação da Associação Nacional de Professores de Informática”, bem como o SNIAC e o INCM, pelo projeto “Middleware” para utilização de documentos eletrónicos de Cabo Verde.