ÁGUAS DO DOURO E PAIVA IMPULSIONA CENTRO DE EXCELÊNCIA PARA A ÁGUA

06/07/2021

A Águas do Douro e Paiva (AdDP) assinou, em conjunto com o município do Porto e de Gondomar, um Memorando de Entendimento para a criação e gestão de um Centro de Excelência da Água através da musealização da Antiga Central da Foz do Sousa. O objetivo das entidades envolvidas é apostar no aprofundamento da aprendizagem e do conhecimento, como forma de otimizar os processos e a utilização eficiente dos recursos rumo à sustentabilidade.

O projeto visa proporcionar um espaço de investigação, desenvolvimento, inovação e consequente partilha de conhecimento, bem como de disseminação de boas práticas e de soluções inovadoras para o setor da água, que respondam aos desafios das alterações climáticas, da economia circular, da eficiência energética, da economia 4.0 e da educação ambiental.

De destacar que a Antiga Central da Foz do Sousa, situada em Gondomar, foi classificada pelo Ministério da Cultura, em 2010, como monumento de interesse público, estando na génese do abastecimento de água à região do Porto e funcionado praticamente um século (1886-1985). Neste âmbito, sublinha-se também o contributo do Município do Porto e da Águas e Energia do Porto, que cederam a utilização destas instalações históricas para a criação do novo centro.

A desenvolver pela AdDP, o projeto respeitará e valorizará todas as pré-existências, bem como a integral manutenção das características do edificado e da sua área envolvente, contribuindo, também nesta vertente, para a preservação deste património. A conclusão está prevista para 2025.