CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE FINANCIADORES PARA O ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM MOÇAMBIQUE

27/08/2021

Este evento que se irá realizar no dia 15 de Setembro de 2021, em Maputo, é organizado pela FIPAG, com o objectivo central de mobilizar organizações multilaterais, bilaterais, os sectores público e privados nacionais e internacionais para investir nos projectos que compõem o Programa de Investimentos para os próximos 10 anos (2022-2032) e, calculado em cerca de 1.8 mil milhões de dólares para infraestruturas de abastecimento de água, com vista servir adicionalmente mais de 4 milhões de pessoas. A Águas de Portugal é Co-Organizadora deste evento.

Movido pelo compromisso de alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) no abastecimento de água urbano, de forma sustentável, a realização da Conferência de Financiadores vai permitir a contínua expansão dos serviços para as populações das zonas de expansão, contribuindo paralelamente para a redução de doenças de origem hídrica.

De referir, que na primeira fase de ciclo de investimentos do abastecimento de água urbana, o Governo de Moçambique junto com os seus parceiros investiu um pouco mais de mil milhões de dólares e elevou a cobertura para cerca de 4 milhões de pessoas, contribuindo para diminuição de doenças de origem hídrica.

Os projectos do Programa de Investimentos vão tomar em consideração a resiliência às mudanças climáticas que tem vindo a afectar negativamente e de forma progressiva e cíclica as necessidades de serviços serem inclusivos a todos os segmentos da população incluindo as mais vulneráveis.

Mais informações disponíveis na brochura aqui.