PRESIDENTE DA APDA INTEGRA COMITÉ PERMANENTE DO HASSAN II GREAT WORLD WATER PRIZE

24/09/2021

Rui Godinho é um dos três representantes do World Water Council (WWC) no Comité Permanente do Hassan II Great World Water Prize. Organizado pelo Reino de Marrocos e pelo WWC, o galardão contribui para a consciencialização global e promoção de medidas concretas para a boa governança e sustentabilidade da água.

A par do Presidente da APDA, fazem parte do referido Comité: Abdelkader Amara, Presidente do Comité Permanente do Hassan II Great World Water Prize; Loïc Fauchon, Presidente do WWC; Ahmed Réda Chami, Presidente do Conselho Económico, Social e Ambiental do Reino de Marrocos; Driss Dahak, Membro da Academia do Reino de Marrocos; Nouzha Chakrouni, Professora Universitária no Reino de Marrocos; e Guy Fradin, Conselheiro Especial do Presidente do WWC.

De sublinhar que Rui Godinho é Membro do Board of Governors e do Bureau do WWC, representando, nesse âmbito, a APDA e, consequentemente, o setor da água em Portugal nos órgãos de Direção do WWC.

A sétima edição do Hassan II Great World Water Prize decorre sob o mote “Water security in territories for sustainable development and food security”, sendo que a entrega do prémio vai realizar-se durante o 9.º Fórum Mundial da Água, mais precisamente na cerimónia de abertura do evento, que tem lugar em Dakar, no Senegal, entre os dias 21 e 26 de março de 2022.

Em 2018, no Fórum de Brasília, a distinção foi para a OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico - na pessoa do seu então Secretário-Geral, Angel Gurria, por ter definido para o seu mandato a “boa governança da água” como um dos seus três eixos prioritários. Esta opção materializou-se na criação do programa “Water Governance Initiative”, em que a APDA participa desde 2013.

Atribuído a cada três anos, o Hassan II Great World Water Prize é considerado um dos mais prestigiantes galardões a nível mundial, prestando homenagem à memória de Sua Majestade, o falecido Rei Hassan II, e à respetiva visão estratégica para a gestão integrada sustentável dos recursos hídricos do Reino de Marrocos.

Mais informações sobre o prémio aqui.