MEMBROS DA APDA ASSINALAM DIA NACIONAL DA ÁGUA

04/10/2021

O Dia Nacional da Água foi celebrado na última sexta-feira, 1 de outubro, tendo os membros da APDA assinalado a data com diversas iniciativas. Abaixo destacamos algumas.

A Águas do Norte promoveu quatro Oficinas Experimentais de Educação Ambiental Online junto dos 66 Municípios em que presta serviços. Tendo como particular enfoque a respetiva comunidade escolar, a iniciativa envolveu cerca de 5 mil alunos dos ensinos pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos. Foi também integrada a apresentação oficial do Projeto APROVEITAR +, que conta com o apoio do Estado Português, do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental 2020.

Ao sublinhar a importância da água e para um uso mais eficiente da mesma, a Águas do Ribatejo apelou à consciencialização deste recurso em todas as suas dimensões - social, ambiental e económica. Perante as ameaças que os recursos aquíferos sofrem por força das práticas agrícolas e das alterações climáticas, o que dificulta a captação de água de qualidade, recordou também que integra o projeto AQUIFER - Instrumentos inovadores para a gestão integrada de águas subterrâneas.

Após um ano do lançamento do Jarro Gota original (verde), a EPAL escolheu o Dia Nacional da Água para apresentar as sete novas cores em que o recipiente está disponível: azul, amarelo, laranja, encarnado, rosa, branco e preto. Para além de promover o consumo da água da torneira, a empresa pretende com o Jarro Gota transmitir a ideia de diversidade e inclusão, usando algo da natureza para representar questões de direitos humanos.

Entretanto, os SIMAS de Oeiras e Amadora optaram por comemorar a efeméride no sábado, 9 de outubro, no Parque Turma da Mônica, na Amadora, e, no Domingo, 10 de outubro, no Parque dos Poetas (Fase 1), em Oeiras, das 10h00 às 17h00. O programa é direcionado para toda a família e inclui ações que vão desde o desporto e música até às experiências com água, ateliers, insufláveis, entre outras. Para animarem todos os participantes conte ainda com a presença das mascotes do “Clube da Água”.